sexta-feira, junho 25, 2010

Há coisas insuspeitadas em Portugal

Fiquei tão surpreendido com estas placas há algum tempo que apesar do atraso, da chuva e etc., virei o carro para as seguir.
Encontrei um viveiro florestal que parecia um viveiro florestal, umas placas de rotas que quase ninguém usa que pareciam umas placas de rotas que quase ninguém usa, um sítio aprazível e bem tratado e uns edifícios que suponho que estariam relacionados com este centro nacional de caprinicultura.
Mas fiquei desde essa altura com uma dúvida: será que Portugal tem um centro de caprinicultura e não tem um centro de pastorícia?
Eu gostava de conhecer o centro experimental de pastorícia.
Eu gostava que a pastorícia fosse tratada ao nível das outra actividades económicas e produtoras de riqueza para Portugal.
henrique pereira dos santos

3 comentários:

Anónimo disse...

Henrique, também existe um equivalente para a ovinicultura, em Tondela, salvo erro...

Paulo Fernandes

Bruno Garcia disse...

Caro Henrique este centro é o resultado da analise empirica das areas ardidas nos grandes fogos de 2003, no rescaldo observamos na região que as zonas onde existia silvopastoreio não arderam ou foram apenas ligeiramente atingidas, então decidiu-se desenvolver a silvo-pastoreia e combater o incendios atraves de rebanhos comunitarios

Henrique Pereira dos Santos disse...

Bruno,
Muito obrigado: há esperança em Portugal.
Se alguém verifica empiricamente o efeito positivo do pastoreio na gestão dos fogos e se por isso faz um centro de caprinicultura, há esperança.
Pessoalmente gostaria mais que fossem dois centros (este e o de Tondela) experimentais de pastoreio, mas o nome é o menos.
O que fazem de facto estes centros, como funcionam e que resultados se obtiveram até agora?
Tem informação sobre isso?
henrique pereira dos santos